Tratamento para pernas cansadas #pesadas

Que tratamentos existem? Dependendo do grau de gravidade do problema, pode recorrer a diferentes tratamentos: cremes de efeito frio, bandas frias, pressoterapia ou massagens de drenagem linfática. Também pode tomar alguns suplementos alimentares à base de plantas, com o aconselhamento do seu farmacêutico ou terapeuta. As mais utilizadas são:

Hamamélide. Os taninos que contêm melhoram o tónus dos capilares e a vasoconstrição. Os seus flavonóides aumentam a resistência das veias porque protegem as suas paredes da acção dos radicais livres. 

Videira vermelha. Contém taninos e vitamina P (rutina): dão maior resistência às paredes venosas e diminuem a permeabilidade dos capilares, impedindo a formação de edemas.

Castanha da Índia. Com propriedades semelhantes às da videira vermelha, também tem um efeito anti-inflamatório. 

Gilbardeira. Contém rutósido, um venotónico que favorece a contracção das veias e, portanto, circulação de retorno; e saponósidos esteróidicos que são vasoconstritores, diuréticos e anti-inflamatórios. 

Como prevenir este problema: A atividade física, a alimentação, a postura, o calor. Influenciam a sua circulação de retorno. Pode evitar que se deteriore, mudando alguns hábitos: 

→ Faça exercício. A cada passo que dá, os músculos das pernas pressionam as veias e empurram o sangue até ao coração, evitando que estanque. Os desportos mais recomendados são a natação, andar de bicicleta e fazer pedestrianismo, pois permitem uma boa mobilidade das extremidades inferiores de forma contínua. 

→ Evite a roupa muito justa, pois impede a circulação e promove a formulação de nódulos adiposos (celulite). Sempre que possa evite os saltos altos porque comprometem o correcto retorno venoso, favorecendo a ocorrência de varizes. 

→ Tonifique as veias. Aplique jactos ascendentes de água fria nas pernas ou mergulhe-as na piscina ou no mar, enquanto apanha sol. 

→ Levante-se de duas em duas horas do posto de trabalho e dê um pequeno passeio. 

→ Mantenha uma posição correcta. Cabeça levantada, costas direitas e barriga para dentro. Quando se sentar, não cruze as pernas, pois dificulta a circulação. 

→ Evite a depilação com cera quente. O calor e o puxão prejudicam as veias. Aplique frio antes e durante a depilação que extrai o pêlo pela raiz. 

→ Faça auto-massagens desde a ponta dos pés até à coxa com um creme para pernas pesadas. A drenagem linfática também é apropriada. 

→ Opte pela dieta mediterrânea. Inclua arroz e massa integrais, ricos em vitamina E, e frutas e verduras, cujos flavonóides combatem a inflamação e estimulam a contracção venosa. 

→ Levante as pernas acima do nível do coração sempre que puder. “Pedalar” deitada também alivia bastante.

→ Mexa as pernas e os pés durante as viagens de avião. A mudança de pressão e estar muito tempo sentada podem provocar tromboflebite (formação de coágulos sanguíneos acompanhada de reacção inflamatória da parede da veia afectada). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença → Bebida láctea e Iogurte

Respostas para as causas de Câncer

Descobrindo significado → Flatulência