Descobrindo sobre → Rins

 

A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. As glândulas sudoríparas dos mamíferos são glândulas que produzem o suor, exercem uma função demais importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas que, são glândulas tubulares enroladas derivadas das camadas exteriores da pele, mas estas se estendem até a camada interna. A pele e os rins exercem a função de eliminar substancias tóxicas. Se os rins não funcionam bem, a pele tem mais trabalho e, portanto se enferma. 

No mais, nota: A principal e mais conhecida função renal é a excreção de substâncias tóxicas, o órgão também desempenha muitas outras funções. Adiante listamos algumas das principais funções renais, confere: 

→ Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e creatinina. Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras. Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo. Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo. Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos. Produção de hormônios: Eritropoetina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas. Produção de urina para exercer suas funções excretórias. Na medicina utiliza-se a medição do clearance de creatinina como exame para avaliar a função renal. Para isso, o paciente deve guardar toda a urina produzida em 24 horas, na qual será dosada a creatinina urinária e comparada com a creatinina do sangue, obtendo-se então o valor do clearance de creatinina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da água com limão

Descubra o benefício de ouvir música

Bom dia com a natureza