Descobrindo qual a função do baço
No caso de bactérias estarem presentes no sangue, essas células encarregam-se de sua destruição. Além disso, o baço intervém no metabolismo dos pigmentos sanguíneos, forma o pigmento da bile acumula sais de ferro para a formação de novas hemácias (glóbulos vermelhos); produz anticorpos, linfócitos (leucócitos mononucleares de grande porte) e monócitos (variedade de glóbulos brancos); e, finalmente, tem capacidade reguladora da hematopoese (formação de glóbulos do sangue), por meio de estímulos e inibições específicas que determina sobre a medula óssea. Por sua vez, a função de reservatório sanguíneo também é de grande importância, pois o baço controla não só a manutenção da quantidade de sangue circulante, como a qualidade do sangue (função reguladora da formação de hemácias).
Função do Baço: O amigo do sangue
As funções potenciais do baço são as hematopoéticas, isto é, referentes à formação dos elementos do sangue. Durante a vida fetal, o baço é responsável pela fabricação de hemácias, linfócitos e monócitos. Na vida adulta, persistem apenas as funções ativas de produção de linfócitos e monócitos. No entanto, o baço conserva a função potencial de formação de hemácias e glóbulos brancos, leucócitos, granulocíticos, ou seja, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Apesar de suas importantes funções, o baço não é indispensável, pois pode ser removido sem causar problemas. Não ocorrem conseqüências, porque o fígado e outros órgãos que participam do sistema reticuloendotelial assumem a maior parte dessas funções.
Comentários
Postar um comentário