20 de Setembro - Revolução Farropilha

 

A Revolução Farroupilha começou no dia 20 de setembro de 1835 com a chegada de tropas lideradas por Bento Gonçalves. No conflito, fazendeiros gaúchos pediam mais condições para comercialização da carne do estado.Um ano depois, Bento Gonçalves proclamou a “República Piratini” e colocava o estado como independente do Brasil. 

 

 

A Guerra dos Farrapos (nome dado por causa dos trajes de quem lutava ao lado dos gaúchos) durou dez anos.

 

 

Após o fim do conflito, o estado foi anexado novamente ao Brasil, os rebeldes anistiados e a carne de outros países passaram a ser taxadas em cerca de 25%. Com o acordo, fazendeiros gaúchos e império ficaram satisfeitos.

  

 

O hino do Rio Grande do Sul tem em seu primeiro verso uma menção à data. Como a aurora precursora do farol da divindade. Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade, diz o início do hino. 

 

   

 

O dia é um dos mais importantes do calendário do estado. Além do feriado, o dia (que marca o fim da chamada Semana Farroupilha) é repleto de desfiles e apresentações de músicas tradicionais do Rio Grande do Sul → Hoje a data que se tornou feriado, é marcada com desfile em cima do lombo do cavalo e, tradicionalmente pilchado (a). 
Uma honrada história. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da água com limão

Descubra o benefício de ouvir música

Bom dia com a natureza