Porque o cavalo dorme de pé #descubra
Acredita-se que os cavalos dormem sim, eles dormem deitados, mas preferem ficar de pé. Cavalos não dormem deitados em todos os lugares.
É simples: O cavalo evoluiu como presa. Contra predadores, sua defesa era fugir, e eventualmente dar coices e morder. O cavalo no início vê qualquer um como predador, inclusive nós, humanos. As domas antigas visavam submeter os cavalos a nós, humanos, a doma racional trabalha fazendo quebrar o elo entre predador e presa.
- Cavalo em repouso: Se um cavalo sentir-se absolutamente seguro, vai deitar para dormir. No início, fará isto no meio do dia, mas depois que ganhar mais confiança vai se deitar na baia lá pelas oito da noite, e levantar às cinco, seis da manhã para urinar.
Quem tem gatos e cães vai entender: o animal precisa confiar em você para pedir afagos ou expor a barriga, seu ponto mais vulnerável. Se você interagir bem com seu cavalo, ele fará isto. Se não, vai dormir em pé.
O problema é que um cavalo de hipismo com oito horas de sono deitadinho e descansado tem um desempenho bem melhor do que um que ficou cochilando em pé, E um cavalo assim tem um grau de confiança no seu cavaleiro que o outro não tem.
- E sobre o cavalo ficar na chuva? Antigamente, nos filmes de faroeste era comum o cavaleiro ao chegar de uma viagem deixar seu cavalo amarrado a um poste horizontal e ingressar no bar ou hotel. Isso era sinal de que o cavaleiro iria ficar pouco tempo no local, só para uma bebida e nada mais. Ocorria que dependendo do estabelecimento as mulheres se convidavam ao cavaleiro para mais umas bebidas e outros que tais. Daí que a estadia do cavaleiro poderia demorar mais um pouco. Bem, o cavalo não poderia ficar amarrado ao poste e teria alguém que levasse a um estábulo para o descanso do animal. Assim, "tirar o cavalo da chuva" seria uma metáfora para indicar que o cavalo seria levado para um lugar mais seguro, protegido da chuva e do sol, pois o moço vai demorar no hotel.
Pelos arredores do interior do Brasil o cavalo era o meio de transporte mais utilizado. Nos anos 60 ainda se via o cavalo puxando a carroça de lixo da prefeitura. Eram de dois até quatro cavalos que carregavam o lixo da cidade de São Paulo.
Novamente falando sobre o filme: Quando o moço pensava em ir embora, a madame, jogava ele na cama novamente e dizia: - Nada de ir embora, pode tirar o cavalo da chuva. Ou seja, leve o cavalo para o estábulo que o moço ainda vai demorar mais um pouco!
Com o tempo, a expressão ganhou sentido e se ampliou para desistir de um propósito qualquer. Ex. O moço veio pedir ao pai a mão da filha em casamento. O pai responde: - Não senhor! Pode tirar o cavalinho da chuva. Ou seja, pode desistir dessa intenção que eu não aprovo.
Comentários
Postar um comentário